domingo, 20 de dezembro de 2009

Coluna Cinema - por J.P. Teixeira

Do ringue para a vida





O cinema norte-americano sabe filmar a emoção que se passa nas quatro linhas do boxe. Fotografar os instantes decisivos que permeiam o confronto entre dois lutadores. Um dos mais belos relatos do esporte acontece na parceria entre Martin Scorsese e Robert De Niro em Touro Indomável (Raging Bull, 1980).

Genais como o fotógrafo Neil Leifer, que usou o mais imprevisível ângulo de Mohamed Ali para conseguir a melhor imagem esportiva do século XX, Raging Bull ocupa o Top 10 do conceituado American Film Institute. Com enredo magnífico e fotografia digna do pintor francês Courbet, o filme tem ainda o toque narrativo do lendário protagonista Jake La Motta.

A construção do campeão mundial de boxe é entrelaçada à decadência na vida domiciliar da personagem. Nos guetos do subúrbio nova-iorquino, o imigrante italiano acende meteoricamente até vestir o cinturão de ouro. Misturado, é claro, aos cenários boêmios, diálogos autorais de Scorsese e a ótica literária de Flaubert - pai da prosa realista.

Os conflitos familiares, os meandros de um dos esportes mais populares da história e a violência em primeira pessoa dão o tom de predestinado lutador de boxe no conturbado momento histórico de 1941. Filmado em preto em branco, é um profundo mergulho psicológico dentro e fora dos ringues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário