quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Coluna Língua Portuguesa - por Sinésio Dioliveira


 "A sensatez me absurda. Os delírios verbais me terapeutam." (Manoel de Barros)


Meio-dia e meio ou meio-dia e meia?

Há escorregões gramaticais que só são perceptíveis no campo da escrita. Na fala, uma determinada palavra pode ser pronunciada de forma correta e na escrita cair na imprecisão ortográfica. Esse assunto, de certa forma, lembra o poeta Manoel de Barros. Certa vez, ao ser perguntado por que não gosta de dar entrevistas, ele respondeu que “a palavra escrita não tem rascunho”.

Na linguagem falada, o pensamento está centrado no conteúdo, e isso faz com que a preocupação com a forma e a estética fique muitas vezes para trás. Por outro lado, vamos encontrar na linguagem escrita um texto mais trabalhado. O que só é possível devido ao tempo que se tem para dedicação ao texto. Tempo até para alteração de conteúdo.

Há um erro muito comum por aí, escapando até da boca de jornalistas. Se temos a metade de um dia (meio dia) mais a metade de uma hora (meia hora), não podemos dizer meio-dia e meio, mas sim meio-dia e meia.

Um comentário:

  1. Excelente post! Definitivamente depois dessa explicação:
    Há um erro muito comum por aí, escapando até da boca de jornalistas. Se temos a metade de um dia (meio dia) mais a metade de uma hora (meia hora), não podemos dizer meio-dia e meio, mais sim meio-dia e meia.
    Não tem mais como errar, nem esquecer!

    Admiro muito você senador!

    Daiane - SC

    ResponderExcluir